sexta-feira, 20 de junho de 2008

Analises e Resultados:

O estudo de caso com o grupo de terceira idade “juventude acumulada”, constatamos que nesta faixa etária não tem acesso ao computador, ou seja, a tecnologia não chegou no seu convívio cotidiano.
Na era digital, as pessoas da terceira idade estão sendo excluídas do processo de inclusão digital.Através da pesquisa realizada concluímos que a maioria não tem computador em sua casa, também sua renda familiar é baixa, algumas moram em lugares distantes no qual ficam impossibilitadas de usufruírem desta tecnologia.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Justificativa

As propostas da pesquisa indicam que ensinar significa preparar o idoso para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação, aceitando desafios propostos pelo surgimento de novas tecnologias, dialogando com um mundo novo e dinâmico. O grande problema é o risco da não aprendizagem, já que não há uma interação entre o idoso e os artefatos tecnológicos. É um ensino de inicio sem sentido para o idoso, pois está desvinculado de sua realidade, descontextualizado.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Levantamento das questões básicas de Pesquisa


1. Quais são os fundamentos teóricos que sustentam a importante relação entre a melhor idade e a tecnologia na sócio-histórica?
2. Qual é a concepção sobre os referenciais teóricos da Metodologia de pesquisa, como recurso de ensino e aprendizagem do idoso na área tecnológica?
3. Quais são os fatores positivos da aplicação da metodologia de pesquisa, como recurso de ensino e aprendizagem na melhor idade?
4. Quais são os indícios que levam a pensar que a metodologia de pesquisa possa ser um recurso usado para desenvolver a relação do idoso com a tecnologia?

Hipótese

O idoso tem dificuldades na aquisição das novas tecnologia?

Problema

A metodologia de projetos apresenta-se como uma proposta de verificar o desenvolvimento da melhor idade dentro da área tecnológica. Capacidade de ensino e aprendizagem, apresentando atividades do tipo pesquisa, projetos, em ambientes não formais, contato com objetos e situações reais relacionadas com os conteúdos de estudo. Existem na cidade de Caratinga, instituições que trabalham com idosos onde verificam como eles reagem com as novas tecnológias.